Bem vindos a todos estudantes de Direito



Este blog é focado no estudante e ao estudo do Direito.
Idéias,dúvidas,acontecimentos universitários e acadêmicos que fazem parte da rotina de todos que cursam este curso tão notável ,mesmo que difícil ,nos traz o privilégio de sermos estudiosos desta ciência tão nobre.
Não somente para quem estuda mas também está aberto para apreciadores,acontecimentos em nosso dia a dia aberto para não estudantes da área e para colegas já formados enfim.
Aqui encontraram muitas ,situações ,comentários enfim aquí é o lugar de interagirmos.
Quero enfatizar que de maneira nenhuma é minha intenção acertar sempre com palavras expressões perfeitas,muito pelo contrário é sim mostrar que ainda estamos "engatinhando" por mais que aprendemos ,mais teremos por aprender.
Em busca da moldagem perfeita!!
Lembrando que procuraremos abordar temas que possa ser interessante e viável discutirmos,fatos que uma vez publicados nos propiciem a condição de debatê-los!!!
Exponha suas idéias sejam bem vindos!!!










sábado, 9 de março de 2013

A importância e a primordialidade da justiça em nossa sociedade

                              Gil rugai é condenado.

fonte:uol noticias

Após quase nove anos, Gil Rugai foi condenado nesta sexta-feira (22) pelas mortes do pai, Luiz Carlos Rugai, e da madrasta, Alessandra de Fátima Troitino, em São Paulo no dia 28 de março de 2004. A sentença ainda será lida pelo juiz, no entanto, a informação foi confirmada pela assessoria do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). É o magistrado quem faz a dosimetria da pena e decide quantos anos o réu ficará preso pelos crimes.


Segundo o promotor do caso, Rogério Zagallo, quatro jurados votaram pela condenação por duplo homicídio e três pela absolvição --os votos param de ser lidos quando já há maioria--, já o agravante de motivo torpe (supostamente por ter sido demitido da empresa do pai após desfalques) ficou em quatro a um. Quanto à pergunta sobre se Luiz Carlos Rugai sofreu disparos, o placar do júri ficou em quatro a zero; a questão se o acusado disparou contra as vítimas ficou em quatro a um.
"Missão dada é missão cumprida", disse o membro do Ministério Público.
Logo após o Conselho de Sentença decidir sobre o caso, o promotor e o assistente de acusação, Ubirajara Mangini, saíram da sala, se abraçaram e comemoraram a condenação. "Saiu a condenação merecida, justa e adequada. Foi feita justiça", disse Zagallo aos jornalistas já fora do plenário.

Ana Paula Rocha e Janaina Garcia
Do UOL, em São Paulo


                 Caso Bruno- Elisa Samudio 

 Bruno é condenado a 22 anos de prisão pela morte de Elisa Samudio.
fonte:Jornal :O Dia - por: Adriana Cruz, Aline Freire,Vania Cunha
                                                   

Foto: Divulgação


Contagem (Minas Gerais) -  O goleiro Bruno Fernandes de Souza foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão, sendo 17 anos em regime fechado, por todos os crimes a que era julgado no caso do assassinato de Eliza Samudio, ocorrido em 2010. Já Dayanne Rodrigues, ex-mulher do jogador, foi absolvida dos crimes. A sentença saiu na madrugada desta sexta-feira, após um longo dia de debates entre acusação e defesa no Tribunal do Júri de Contagem, em Minas Gerais




Bruno foi condenado em todos os crimes e suas qualificadoras. O ex-jogador do Flamengo estava sendo julgado por homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado da vítima e de Bruninho, filho do goleiro com Eliza. Dayanne era acusada por sequestro e cárcere somente da criança.
A juíza Marixa usou palavras fortes para se referir ao goleiro. A juíza afirmou que Bruno não mereceu a redução de pena que Luiz Henrique Romão, o Macarrão, recebeu, pois não reconhece que ele confessou o crime. Marixa também disse que o goleiro é uma pessoa fria e violenta e que agiu de forma dissimulada. "O réu achou que sumindo com o corpo a impunidade estaria certa".
A reunião dos jurados durou pouco mais de uma hora. Eles foram encaminhados para uma sala, onde tiveram que responder perguntas sobre uma série de quesitos  relacionados aos crimes a que cada réu era julgado. Ao final, o júri voltou ao plenário, onde a juíza Marixa Rodrigues começou a redigir a sentença.    Advogado Lúcio Adolfo e promotor Henry (no fundo) travam batalha no tribunal | Foto: Divulgação
"A culpabilidade dos crimes cometidos é intensa e altamente reprovável. Hoje, a sociedade de Contagem reconheceu o envolvimento do réu nessa trama diabólica", leu a magistrada.
Bruno deve ficar na prisão até, pelo menos, 2017. No total, o jogador recebeu 17 anos e 6 meses pelo homicídio triplamente qualificado. Pelo sequestro e cárcere privado, ele foi condenado a 3 anos e 3 meses. Pela ocultação de cadáver, o goleiro recebeu mais 1 ano e 6 meses. Ou seja: em regime fechado, Bruno cumprirá mais 4 anos, por já ter ficado na penitenciária Nelson Hungria há 3 anos e 9 meses.


                                                      Comentários

Conforme comentado anteriormente aqui no "Fazendo direito" os julgamentos de Bruno e Gil Rugai,não foram diferentes do que imaginávamos da sentença os dois foram condenados.
O que nos trás a mente a velha teoria de que a justiça não dorme!!!!
E que nossa velha e tenra fé nela deve permanecer apesar dos pesares,embora os dois casos tenham sido de conhecimento nacional a dosemetria dos magistrados responsáveis pelos julgamentos foi bem adequada.
Mas o que mais nos chama a atenção é a precisão e a importância dessa ciência que é a jurisprudência no nosso pais ,o Direito é muito importante não desfazendo de outras profissões de forma alguma mas a nossa é uma das mais importantes para a sociedade.

Precisamos valorizar,respeitar e acreditar em nosso sistema judiciário e crer na justiça.
A quem estuda essa ciência que façamos a diferença,e tragamos a cada formação um diferencial e uma chama de conhecimento e aperfeiçoamento.
O nosso blog "fazendo Direito" tem esse intuito de trazer a todos os leitores um espaço para que vejamos,analisemos,e para que viemos a entender e a  devastar esse vasto campo das leis que é de extrema importância .

Afinal :
"Inúmeras são as leis que vigoram desde a antiguidade, não por serem justas, mas por serem leis." (Barão de Montesquieu)





Nenhum comentário:

Postar um comentário