Bem vindos a todos estudantes de Direito



Este blog é focado no estudante e ao estudo do Direito.
Idéias,dúvidas,acontecimentos universitários e acadêmicos que fazem parte da rotina de todos que cursam este curso tão notável ,mesmo que difícil ,nos traz o privilégio de sermos estudiosos desta ciência tão nobre.
Não somente para quem estuda mas também está aberto para apreciadores,acontecimentos em nosso dia a dia aberto para não estudantes da área e para colegas já formados enfim.
Aqui encontraram muitas ,situações ,comentários enfim aquí é o lugar de interagirmos.
Quero enfatizar que de maneira nenhuma é minha intenção acertar sempre com palavras expressões perfeitas,muito pelo contrário é sim mostrar que ainda estamos "engatinhando" por mais que aprendemos ,mais teremos por aprender.
Em busca da moldagem perfeita!!
Lembrando que procuraremos abordar temas que possa ser interessante e viável discutirmos,fatos que uma vez publicados nos propiciem a condição de debatê-los!!!
Exponha suas idéias sejam bem vindos!!!










sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Qual o significado do símbolo da justiça?

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal, a balança sem a espada é a impotência do direito" - Rudolf Von Ihering.

A Balança é um dos mais populares símbolos profissionais, bastando em si, para indicar que o portador se trata de advogado ou algo relacionado ao Direito e a Justiça. Mas o que não é tão popularizado é a origem desse símbolo. Originalmente, a balança simbólica, nunca está isolada, mas acompanhada de uma espada e sustentada por uma imagem feminina.

Essa figura feminina é a deusa grega Diké, filha de Zeus e de Thémis, que, de olhos abertos, segurava, com a mão direita a espada e, com a esquerda uma balança de dois pratos. A balança representa a igualdade buscada pelo Direito e a espada representa a força, elemento inseparável do Direito.

Note-se que a Deusa Diké, originalmente, não estava vendada e sempre tinha os olhos bem abertos para distribuir a Justiça empregando a força das Leis contra seus opositores. Contudo, no século XVI, por invenção de artistas alemães, ironicamente, foi-lhe vendados os olhos, retirando-lhe a visão.

Hoje, não é raro encontrar imagens da Deusa sentada e, também ironicamente, atribuir tal posição ao cansaço pela espera de desfechos das causas ante a lentidão processual que, infelizmente, ocorre.
Deixando de lado, a plástica conferida pelos artistas à Diké, voltemos ao ponto da Balança:




                                                                             
                                                                                                                          




O símbolo da balança, usado isoladamente mas atrelado à Justiça, representa a igualdade e equilíbrio processual conferidos às partes envolvidas em um processo. A igualdade e equilíbrio processual estão previstos em nossa Constituição e são inerentes ao Estado de Direito.

Mas também sabe-se que uma balança tem função precípua de aferir peso e, no contexto legal, em seus pratos, serão colocadas pelas partes contendoras, todas as suas provas e, sem qualquer interferência externa, (imparcialmente), a balança apontará quem de fato detém a prova mais robusta e portanto, será o vencedor no litígio.

Aí reside a importância da prova processual, pois apenas invocar direitos não é base para fazer mover o prato da balança em seu favor. Cabe à quem alega os fatos, a sua comprovação, (ônus da prova), através de documentos, testemunhas, perícias ou qualquer outro tipo de prova em Direito admitido.

Portanto, não podendo antever quando e como um direito pessoal será violado, deve precaver-se sempre e “armazenar” provas em nosso dia a dia, nunca desprezando nenhum “rascunho”, “recibinho”, 

28 comentários:

  1. o advogado precisa decora todas as leis ou ele estuda as leis de acordo com o seu processo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o advogado deve estar constantemente em estudo decorar leis ,não é o suficiente ele deve saber interpretá la!

      Excluir
  2. estuda as leis de acordo com o seu processo

    ResponderExcluir
  3. perfeito para trocarmos informações!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bom,começarei a fazer direito o ano que vem, e gostei muito e sempre vou acompanhar esse blog...

    ResponderExcluir
  5. Muito produtivo este blog gostei muito obrigado pela imformação...

    ResponderExcluir
  6. como se tornar um bom advogado , pois estudar cinco anos para ser mais um não adianta quero fazer a diferença .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ter muita força de vontade e proatividade amigo

      Excluir
    2. Primeiramente nunca perca um prazo de processo,pois isso é primordial.

      Excluir
    3. Primeiramente nunca perca um prazo de processo,pois isso é primordial.

      Excluir
    4. Paulo boa noite, primeiramente quero dizer-lhe que fez uma ótima escolha, um bom advogado antes de mais nada tem que ser uma pessoa de caráter ilibado, colocar a ética acima de tudo, o caminho pra se tornar um bom advogado, chama-se sou ser humano imanchavel,e incorruptível, o resto você conquista na pratica, vale ressalta-lhe, que não estudamos direito, mais sim as lacunas e as probabilidades que a lei permite nos adentrarmos. Boa sorte e tudo de bom, e um futuro brilhante. Francisco das Chagas Gomes cursando 10º semestre em direito. Faculdade Anhanguera Taboão da serra/SP

      Excluir
  7. Começarei meu curso no próximo semestre ..Sera muito util esse blog

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog meu caro colega....lembrando, que estamos estudando uma das ciências mais vasta do mundo acadêmico; pois, o direito não se restringe apenas as leis, mas também a sociedades e todos seus componentes. Uma vez mais, meus sinceros parabéns e uma boa sorte a todos os colegas que milita ou iram militar nessa área. HONESTIDADE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  9. De 0 a 10 qual a dificuldade de se estudar direito? Levando em conta profissionais da área.

    ResponderExcluir
  10. Comecei o meu curso de direito em 02 de agosto de 2016. Viajo de segunda a sexta feira para estudar no período noturno

    ResponderExcluir
  11. Apesar de recente, estou gostando,
    mas vai ser recompensador no final.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de recente, estou gostando,
    mas vai ser recompensador no final.

    ResponderExcluir
  13. Crie um grupo no whatsap e no facebook gostaria que vocês fizem parte, chama-se Advogados do futuro,tem como finalidade discutir assuntos que tenha a ver com Direito, trocar ideias e muito mas.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou académica de Direito do primeiro período. Eu estou amando, realizando um sonho de juventude.

    ResponderExcluir