Bem vindos a todos estudantes de Direito



Este blog é focado no estudante e ao estudo do Direito.
Idéias,dúvidas,acontecimentos universitários e acadêmicos que fazem parte da rotina de todos que cursam este curso tão notável ,mesmo que difícil ,nos traz o privilégio de sermos estudiosos desta ciência tão nobre.
Não somente para quem estuda mas também está aberto para apreciadores,acontecimentos em nosso dia a dia aberto para não estudantes da área e para colegas já formados enfim.
Aqui encontraram muitas ,situações ,comentários enfim aquí é o lugar de interagirmos.
Quero enfatizar que de maneira nenhuma é minha intenção acertar sempre com palavras expressões perfeitas,muito pelo contrário é sim mostrar que ainda estamos "engatinhando" por mais que aprendemos ,mais teremos por aprender.
Em busca da moldagem perfeita!!
Lembrando que procuraremos abordar temas que possa ser interessante e viável discutirmos,fatos que uma vez publicados nos propiciem a condição de debatê-los!!!
Exponha suas idéias sejam bem vindos!!!










quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Julgamento "Caso Celso Daniel"

                                                             Advogados de defesa


A defesa atribui o ganho de causa ao "ibope" do promotor  que  atuou no caso Isabela Nardoni,o promotor Cembraneli,considerado hoje um dos melhores do Estado.

Francisco Cembranelli em coletiva de imprensa após o julgamento  Foto: Reinaldo Marques/Terra
O advogado de defesa, Adriano Marreiro dos Santos, também atribuiu a sentença do júri ao “Ibope alto” do promotor Francisco Cembranelli, que ganhou notoriedade após atuar no caso Isabela Nardoni. “O dr. Cembranelli é hoje um dos melhores promotores do Estado, está com o Ibope alto, né? O Ministério Público precisava ganhar esse júri e escalou a tropa de choque dele contra os soldados rasos da comarca de Itapecerica. Se fosse outra situação, meu cliente teria sido absolvido ou o MP teria pedido a absolvição dele por falta de provas”, afirmou Marreiro.

O promotor Francisco Cembranelli e o juiz Antonio Augusto Galvão, no julgamento do caso Celso Daniel nesta quinta-feira   Foto: Reinaldo Marques/Terra


O julgamento do primeiro acusado pela morte de Celso Daniel foi relativamente rápido. Começou por volta das 10 horas e a veredicto foi lido às 17h20. Em virtude da falta de testemunhas de ambas as partes, os debates entre defesa e acusação começaram logo depois que o juiz do caso o relatório do crime. Apesar da rapidez, os debates entre defesa e acusação foram muito acalorados e houve muitos bate-bocas no plenário até a decisão final dos jurados.
Acusação e defesa após sentença  Foto: Terra
O bate-boca foi ocasionado justamente pela tentativa da defesa de desqualificar a confissão do acusado, obtida pela Polícia Civil durante as investigações do caso, em 2002. Na versão do promotor, a tortura na sede do DHPP não era real e não foi levada a sério pelas autoridades do MP e pelo juiz que acompanhavam o caso.
As indiretas sobre o status de "celecridade" que o promotor Cembranelli obteve após o julgamento dos Nardoni também permearam todo o debate. Do início ao fim dos debates, os três defensores de Marcos Roberto Bispo dos Santos fizeram referências ao caso Isabela, elogiando e, as vezes, ironizando a atuação do promotor
O juíz Antonio Augusto Galvão, do Fórum de Itapecerica da Serra  Foto: Reinaldo Marques/Terra.juiz:Antonio Augusto Galvão no forum de Itapecirica da Serra
Apesar do acalorado debate, o veredicto foi lido pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov, da 1ª Vara de Itapecerica da Serra, por volta das 17h20, determinando a pena de 18 anos de prisão ao acusado. Ao proferir a sentença, os jurados entenderam que o crime foi praticado por motivo torpe, em virtude de recompensa e com emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, qualificadoras que aumentaram a pena mínima de 12 para 18 anos.
O júri desta quinta-feira pode ser decisivo para os demais acusados pelo crime. Além de Marcos Roberto Bispo dos Santos, outros seis acusados ainda vão a julgamento nos próximos meses. O juiz de Itapecerica da Serra que acompanha o caso disse que não é possível precisar quando se darão esses julgamentos. Entretanto, os prazos do Tribunal de Justiça indicam que os outros acusados só deverão ir a júri em 2012.


(fonte último segundo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário